Bruno Aleixo mto complicado, qnt mais eu leio, menos eu tenho a declarar... da uma olhada nos vox populi regionais quanto a conceitos religiosos, relativos a minorias e vc me diz se engole democracia sem democratas..
Valdir Ribeiro Pow...eu me impressiono contigo Bruno, c acha chance de encaixar Democratas em tudo hahaha....eu tenho ficado muito afeito à aristocracia, talvez uma democracia aristocrática. Imprensa livre e democrática, parecem valores bem ocidentais que gostaríamos muito que os atrasados orientais aprendessem né...finalmente os africanos estão aprendendo o valor da liberdade. Os discursos por aí não parecem revelar esse sentimento?!
Igor Fernandes Não existe nenhum país democrático no mundo. Estados Unidos o país "mais democratico " do mundo é o mais opressor de todos os paises. Não há exemplo democrático no mundo a se seguir.
Valdir Ribeiro Democracia já nasceu frustrada. O maior exemplo democrático de todos os tempos, o grego, passava longe de ser democracia. Democracia moderna? - balela! Nasceu com o imperialismo europeu. Democracia representativa? Uma ova! Ninguém vota em projeto político, mas em indivíduos. Mudemos pros países nórdicos ou pra Austrália - os EUA que deram certo!
Bruno Aleixo nao fui eu quem falou primeiro em "democracia" no Egito, é o q todos falam.. Agora meu conceito de democracia é um pouco diferente do que vcs sugerem, no meu entedimento, existe sim, democracia e liberdade é outra coisa.. liberdade é um conceito cagado, na boa..
Valdir Ribeiro Liberdade e democracia são, modernamente, indissociáveis. Pode ser cagado, mas é o que tem composto os discursos mais repetidos. Só porque é insistentemente repetido merece a atenção, não pra nos livrarmos dele simplesmente. Especialmente quando ouvimos esse conceito associado a ideias relativas ao mundo islâmico.
Igor Fernandes
Estudando história eu descobri que o homem contemporaneo nunca viveu a liberdade. Quando houve a revolucao francesa, o que aconteceu? O rei foi deposto e alguns anos depois entrou um Imperador! Ora, imperador é mais do que rei, e Napoleão i...
Bruno Aleixo
o q é repetido nos discursos é freedom, e nao liberty.. liberty seria o meu conceito de liberdade, algo mais abstrato.. freedom seria o q mais se relaciona a democracia: discurso livre, esse bla-bla-bla de sempre... e o q seria a liberdade ...
Valdir Ribeiro
Não sei a diferença do uso conceitual de Freedon e liberty. Esclareça-me!
Dá pra fazer muitas laudas sobre liberdade, desde a ideia de que ser livre é não ter impedimentos para agir, passando pela ideia de que a ação livre é a ação condicion...
Dá pra fazer muitas laudas sobre liberdade, desde a ideia de que ser livre é não ter impedimentos para agir, passando pela ideia de que a ação livre é a ação condicion...
Bruno Aleixo
eu prefiro nao tentar definir o conceito de liberdade... mas freedom eu entendo como a sensacao individual de ser desimpedido, independentemente do contexto, liberty já é o conceito geral de liberdade, mais abstrato.. de qq forma qnd um ame...
Igor Fernandes A nossa liberdade,igualdade e fraternidade é uma concepção burguesa e não para todos. Por isso os parlamentos estão repletos de pessoas das camadas mais ricas. Tanto no Brasil quanto no Egito. E lógicamente os interesses dos parlamentares não são os interesses do povo. Existem pessoas boas intencionadas na política porém o sistema é tão falho e burocrático (como o castelo de Kafka) que não se chega a lugar algum. Por isso na minha opinião democracia atualmente não tem nada a ver com liberdade.
Bruno Aleixo liberdade, igualdade e fraternidade sao otimas antiteses ao feudalismo.. qq concepcao ocidental recente de mundo moderno em qq variante de ideia economica (esquerda ou direita) elaborados depois da rev. francesa se encaixam nesse lema (socialismo, capitalismo, anarquismo), quase tudo é liberdade, igualdade e fraternidade, uma grandiosa babaquice hj em dia, bem piegas..rs.. na minha opiniao, a unica coisa q interessa ao povo sao os principios burgueses, entao quais sao os ideias nao burgueses que interessam ao povo?
Valdir Ribeiro
E nós seríamos burgueses narcisistas de ego inflado querendo pensar como pensa quem não é como nós? Eu não gosto de classificações generalizantes, tais como burguesia, classe operaria etc...Liberdade como desempedimento? Os desafio a encont...rar uma ação sincera e realmente desempedida, em cujas raízes não se encontrem quaisquer condicionamentos. Desafio ainda a encontrar uma escolha ou ação do mesmo tipo. Essa tríade valorativa nascida na modernidade tem tanta validade quanto o amor mundi cristão, é lindo e vazio. Insisto nesse vazio. Essa consciência que chamo eurocêntrica, inflacionada...esse super-ego, no sentido de ego gigantesco, que se acha capaz de entender tudo, é o que realmente me preocupa. O oriente seria só ID e nós o superego e o Ego. Somos capazes até de pensar na relação entre democracia e liberdade e avaliá-los como se esses valores, burgueses ou não, valessem algo lá!
Bruno Aleixo
nao vejo tanta disparidade entre o que vc se refere como eurocentrismo e o resto do mundo.. acho q é a ciencia que atua como esse super ego.. o positivimo.. Nao tneho mto problema c isso.. nos lugares em se nota em maior proporçao as pessoa...s sempre tiveram mais o que comer e nao se matam a toa, nem cortam as orelhas dos outros..
cara, a palavra é 'propriedade'!
cara, a palavra é 'propriedade'!
Valdir Ribeiro
Eu tenho me referido a uma tradição imperialista e egocêntrica de origem quase indetectável, mas que inssitentemente reaparece e se revigora hodiernamente. Tal como o hábito de se contratar, especialmente nos EUA, especialistas em oriente p...ara definir os rumos deste para com eles e no fato que tais acessores são exatamente o exemplo de consciência inflacionada que se impõe com uma autoridade desregulada. Tomando sua assertiva, se palavra é propriedade, a palavra dos islãmicos torna-se imediatamente propriedade dessa consciência narcisista. A própria visão pejorativa assinalada aí, é sinal de uma consciência que vê o diferente à luz apenas de si, identificando como defeito "neles" coisas que também temos e preferimos mascarar. Pior, identificamos neles como parte de sua substância enquanto que em nós como acidental.